Apuração ICMS


O ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) é um imposto estadual que incide sobre a circulação de mercadorias e serviços em todo o território nacional. A apuração do ICMS é o processo de cálculo do valor do imposto a ser pago, e deve ser realizada por todas as empresas que comercializam produtos ou serviços.


Pis - Programa de Integração Social, instituído pela Lei Complementar n.º 07/1970, é um imposto responsável pela integração social do empregado, destinado aos recursos para pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e de empresas privadas.
A contribuição para o PIS/PASEP tem como fato gerador o faturamento mensal, assim entendido o total das receitas auferidas pela pessoa jurídica, independentemente de sua denominação ou classificação contábil.
PIS


Cofins - Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi instituída pela Lei Complementar n.º 70/1991. O imposto está destinado ao recolhimento de fundos, principalmente para a área da saúde pública e seguridade social do país, incluindo dispositivos como Previdência Social e Assistência Social, por exemplo.
A contribuição para a Cofins tem como fato gerador o auferimento de receita pela empresa. Nesse caso, a receita é a totalidade das receitas auferidas, independente da atividade da empresa e da classificação contábil adotada para sua escrituração.
COFINS


O IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) é um imposto federal que incide sobre o lucro das empresas. A apuração do IRPJ é o processo de cálculo do imposto a ser pago pelas empresas.


A CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) é um imposto federal que incide sobre o lucro líquido das empresas. A apuração da CSLL é o processo de cálculo do imposto a ser pago pelas empresas.
CSLL
IRPJ

